A prevenção na infância é um dos caminhos para dentição adulta saudável. A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é uma especialidade que faz o diagnóstico, previne, controla e trata os problemas do crescimento e desenvolvimento dos arcos dentários e suas bases.

O posicionamento dentário e a relação entre as arcadas estão diretamente ligados à configuração óssea onde estão inseridos. Por isso, em boa parte dos casos, tratar a mordida durante a fase de crescimento do individuo traz resultados qualitativamente superiores e com maior estabilidade do resultado obtido.

O ideal é diagnosticar esses problemas o mais cedo possível, para que possamos intervir nos períodos mais propícios do crescimento e desenvolvimento e realizar o estímulo adequado.

O caráter preventivo e a possibilidade de atuar de forma bastante precoce são grandes diferenciais da OFM . Com esta técnica, é possível tratar desde a dentição de leite, antes dos 6 anos, quando a mordida errada pode começar a dar seus primeiros sinais. As vantagens da intervenção precoce são muitas, já que em idades tenras a plasticidade óssea é maior, o que nos permite obter uma melhor relação entre as arcadas dentárias, um perfil facial mais harmônico e melhorar ou controlar assimetrias faciais – dentro dos limites fisiológicos e estéticos individuais de cada paciente.

O tratamento com OFM é feito com aparelhos removíveis que atuam mudando a dinâmica da mandíbula e sua relação com a maxila, direcionando-a para um melhor posicionamento, bem como sobre a posição dentária. São utilizadas forças leves, que em geral são muito bem toleradas pelo paciente.

O tratamento precoce pode ser realizado sem o uso de aparelho em alguns casos. Isso é possível através de desagastes seletivos de dentes e/ou e acréscimos de resina sobre os dentes, estas chamadas pistas diretas planas.
Portanto, não deixem para depois a avaliação da mordida dos seus filhos.