Essa é uma duvida recorrente dos pais: quando devo iniciar o tratamento ortodôntico ou ortopédico do meu filho?

Para uma maior compreensão, primeiramente precisamos entender a diferença entre tratamento ortodôntico e tratamento ortopédico (facial ou funcional dos maxilares).

O tratamento ortodôntico visa rearranjar a posição dos dentes, através da movimentação dentária. Já o tratamento ortopédico atua sobre as estruturas ósseas onde os dentes estão inseridos, estimulando e direcionando o crescimento e a relação de posição entre essas estruturas, que são: os processos alveolares, maxila e mandíbula.

Portanto, a idade de inicio de tratamento varia muito, conforme a necessidade individual de cada paciente.

As crianças com bom padrão de crescimento e relacionamento entre as arcadas dentárias serão provavelmente aquelas que receberão apenas o tratamento ortodôntico, que não se inicia na dentição de leite. Apenas na dentição mista e permanente.

Por outro lado, quando é observado um mau relacionamento entre as arcadas dentárias e/ou crescimento deficiente ou exagerado de alguma dessas estruturas ósseas citadas, podemos estar diante da necessidade de tratamento ortopédico.  Este tipo de tratamento pode ser realizado a partir da dentição decídua.

Sendo assim, a avaliação do especialista em Ortodontia ou do especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares é importante, para que seja definido  o momento ideal de intervenção para um ou outro tratamento.

Responder

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *